Conheça a campanha Orgulhe-se 2026 e como São Sebastião está se preparando para este importante evento que celebra a cidade e sua comunidade
Evento reúne cultura, esporte e representatividade em programação gratuita no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+
O Orgulhe-se 2026 retorna no próximo domingo (28/6) para reafirmar São Sebastião como referência regional na promoção da diversidade, da cidadania e dos direitos humanos no Litoral Norte paulista. Consolidado como um dos maiores eventos LGBTQIAPN+ da região, o festival reúne milhares de pessoas em uma programação gratuita que integra cultura, esporte, representatividade e inclusão social.
Criado em São Sebastião, o Orgulhe-se cresceu ao longo dos anos e se consolidou como um importante espaço de acolhimento, visibilidade e valorização da população LGBTQIAPN+. Além de celebrar a diversidade, o evento fortalece artistas locais, incentiva o diálogo sobre políticas públicas e contribui para a ampliação do debate sobre cidadania e direitos humanos.
A edição de 2026 será realizada no Anfiteatro da Rua da Praia, no Complexo Turístico de São Sebastião, justamente na data em que é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, com entrada gratuita e aberta ao público.
A programação começa às 10h com o I Torneio Orgulhe-se de Vôlei e uma partida de queimada, ampliando a atuação do festival para o esporte e reforçando valores como integração, respeito e trabalho em equipe. As competições contarão com premiação e devem reunir participantes e torcedores em uma manhã voltada à convivência e à celebração da diversidade também nas quadras.
Ao longo da tarde, o público poderá acompanhar apresentações de DJs, artistas drag, performances culturais e diálogos com representantes da comunidade LGBTQIAPN+, valorizando talentos locais e regionais e destacando a pluralidade que caracteriza o evento.
Outro momento importante da programação será a homenagem a pessoas e instituições que atuam na promoção dos direitos da população LGBTQIAPN+, reconhecendo trajetórias voltadas ao acolhimento, à defesa de direitos e à atuação social.
Entre os destaques da edição está a apresentação da cantora Lia Clark no Litoral Norte paulista. Reconhecida nacionalmente por sua trajetória artística, a cantora integra uma programação que também contará com a participação da cantora de axé Priscilla Luz, dos DJs Gee, Spunk’t, Dan Maxx, Maskarosa e Aquino, além das drags Macaya Queen, Thifany e Luizza Roxy. O público também poderá conferir apresentações especiais do Coletivo BallRoom do Litoral Norte e do grupo Filhos de Dionísio.
Mais do que um festival cultural, o Orgulhe-se se consolidou como uma plataforma de mobilização social, fortalecendo redes de apoio, ampliando o acesso à cultura e promovendo reflexões sobre cidadania, respeito e direitos humanos. Sua trajetória demonstra a importância da ocupação dos espaços públicos para o fortalecimento do diálogo, da convivência e do sentimento de pertencimento.
Realizado pelo Coletivo Orgulhe-se, o evento conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant'Anna’ (Fundass), da Secretaria de Turismo (Setur), da Secretaria de Saúde (Sesau), da Secretaria de Esportes (Seesp) e do Fundo Social de São Sebastião. A iniciativa também reúne parceiros institucionais como a ONG Mães pela Diversidade, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Defensoria Pública do Estado e a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP).
Serviço:
Orgulhe-se 2026
Data: 28 de junho (domingo)
Local: Anfiteatro da Rua da Praia – Complexo Turístico de São Sebastião
Ingresso: Entrada gratuita
Classificação: Livre
Competições esportivas:
I Torneio Orgulhe-se de Vôlei
Troféu Orgulhe-se de Queimada
Inscrições: a partir das 10h no local do evento (quadras esportivas do Complexo Turístico da Rua da Praia)
Atrações confirmadas:
Lia Clark
Priscilla Luz
DJs Gee, Spunk’t, Dan Maxx, Maskarosa e Aquino
Macaya Queen, Thifany e Luizza Roxy
Coletivo BallRoom do Litoral Norte
Filhos de Dionísio
#PraTodosVerem: Card de divulgação do Orgulhe-se 2026 com quatro imagens. Na primeira, a cantora Lia Clark posa em uma produção artística à beira-mar durante a noite, com figurino exuberante, cabelos loiros e elementos cenográficos ao redor. Na segunda, representantes da ONG Mães pela Diversidade participam de uma atividade em palco, com uma mulher de blusa vermelha falando ao microfone. Na terceira, uma artista se apresenta no palco com maquiagem brilhante, cabelo loiro e blusa lilás, segurando um microfone. Na quarta imagem, a cantora Priscilla Luz aparece sorrindo para a câmera, usando uma blusa azul translúcida e fazendo um gesto de paz com a mão. As fotos destacam atrações e participantes que integram a programação do Orgulhe-se 2026. Fim da descrição