Mais de 16 mil alunos iniciam ano letivo em São Sebastião no dia 5 de fevereiro
Rede municipal retoma aulas com expansão do ensino integral, climatização das escolas e ações de organização pedagógica e sanitária
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), inicia na próxima quinta-feira (5 de fevereiro) o ano letivo da rede municipal de ensino, com o retorno de mais de 16 mil estudantes às unidades escolares do município.
A data marca o início das atividades para alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), atendidos pela rede municipal.
Durante o período de recesso escolar, a Secretaria da Educação executou ações de planejamento, manutenção predial e organização pedagógica, com o objetivo de assegurar um retorno estruturado às atividades e condições adequadas para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
A entrega dos uniformes escolares está prevista para ocorrer após o Carnaval. Já o material escolar será distribuído aos alunos nas primeiras semanas de aula. Até lá, os estudantes iniciarão o ano letivo normalmente, conforme o calendário estabelecido pela rede municipal.
O Programa Leite Certo atende atualmente cerca de 7 mil mães cadastradas, após processo de recadastramento e atualização de dados realizado pela Secretaria da Educação. A distribuição do benefício ocorre no início do ano letivo e é destinada exclusivamente aos alunos que atendem aos critérios estabelecidos em decreto municipal, que será publicado nos próximos dias, garantindo foco nas famílias em situação de maior vulnerabilidade e o uso responsável dos recursos públicos.
A rede municipal de ensino também avança na climatização das unidades escolares. Atualmente, mais de 80% das escolas já contam com ar-condicionado instalado. Para a universalização do atendimento, foram adquiridos 180 novos equipamentos que irão completar a climatização das unidades, com prioridade para 100% das salas de aula, além de outras dependências escolares.
A partir de 2026, o município amplia a política de ensino em tempo integral. Na Educação Infantil, passa a integrar o modelo a EMEI Branca de Neve, em Juquehy. No Ensino Fundamental, anos iniciais, serão incluídas a EM Prof.ª Iraydes Lobo Vianna do Rego, no Itatinga, e a EM Prof. Walfrido Maciel Monteiro, no Morro do Abrigo, ambas com turmas de 1º ano em tempo integral. A EM Prof.ª Verena de Oliveira Dória, na Topolândia, amplia o atendimento para turmas de 1º e 2º anos nesse formato.
Em 2025, São Sebastião já contava com 32 unidades de Educação Infantil em período integral, sendo 23 creches municipais e nove Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Com as novas inclusões, o município passa a ter, em 2026, um total de 36 unidades com oferta de ensino em tempo integral, atendendo mais de 50% das escolas públicas da rede, em conformidade com a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE).
#PraTodosVerem: imagens de vários alunos em sala de aula, sorrindo e comemorando: Fim da descrição.