Baixe o App

Capacitação fortalece gestão documental

Capacitação fortalece gestão documental em São Sebastião. Confira como o treinamento melhora a organização e eficiência administrativa

Saiba Mais

Prefeitura de São Sebastião 23/06/2026
Author avatar
Prefeitura de São Sebastião

Capacitação fortalece gestão documental e moderniza processos na Prefeitura de São Sebastião

Segundo módulo do Curso de Formação em Serviços Administrativos reúne servidores para aprimorar procedimentos, comunicação oficial e uso de ferramentas digitais que ampliam a eficiência da administração pública

 

A busca por processos mais eficientes, seguros e alinhados às exigências da administração pública motivou a realização do segundo módulo do Curso de Formação em Serviços Administrativos para Servidores Públicos Municipais, promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Planejamentos (Seplan), através da Escola de Governo e Gestão Pública, na quinta-feira (18/6).

 

A iniciativa integra o Programa Permanente de Capacitação e reforça uma estratégia contínua de qualificação do funcionalismo municipal, considerada essencial para o aprimoramento dos serviços públicos e para o fortalecimento dos mecanismos de transparência, organização e controle administrativo.

 

Voltado a servidores de diferentes áreas da administração municipal, o módulo concentrou conteúdos diretamente relacionados à rotina dos órgãos públicos, abordando gestão documental, tramitação de processos, arquivamento físico e digital, redação oficial e utilização de sistemas eletrônicos de gestão.

 

A formação foi conduzida pela diretora administrativa Daniela Fouraux, servidora pública municipal desde 2008, advogada com especialização nas áreas de Direito Previdenciário, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, além de formação complementar em Licitações e Contratos Administrativos.

 

Durante a capacitação, foram apresentados procedimentos técnicos e ferramentas utilizadas pela administração municipal para aprimorar a organização, a eficiência e a segurança dos processos internos.

 

Entre os temas trabalhados esteve o correto encaminhamento e acompanhamento de processos administrativos, etapa fundamental para assegurar maior controle dos fluxos internos, padronização das rotinas e rastreabilidade das informações. A qualificação dos procedimentos contribui para reduzir inconsistências operacionais, ampliar a segurança jurídica dos atos administrativos e proporcionar respostas mais ágeis às demandas internas e da população.

 

O conteúdo também contemplou técnicas de organização e preservação documental, com orientações sobre classificação, armazenamento e recuperação de informações. A adoção de práticas adequadas de gestão documental favorece a integridade dos registros públicos, fortalece a memória institucional e amplia a capacidade de acesso a informações estratégicas para a tomada de decisões.

 

Outro eixo da capacitação foi a utilização do Sistema 1Doc, plataforma eletrônica empregada pela Prefeitura de São Sebastião na gestão de documentos, processos e comunicações internas. Os participantes aprofundaram conhecimentos sobre recursos que permitem maior integração entre setores, acompanhamento digital das demandas e redução do uso de documentos físicos, contribuindo para a modernização administrativa e para a otimização dos fluxos de trabalho.

 

A programação incluiu ainda conteúdos de Redação Oficial, com foco na elaboração de documentos administrativos utilizados diariamente pelos órgãos públicos, como memorandos, ofícios e requerimentos. As atividades enfatizaram princípios de clareza, objetividade, formalidade e padronização, requisitos indispensáveis para uma comunicação institucional eficiente e alinhada às normas da administração pública.

 

A formação promovida pela Escola de Governo e Gestão Pública integra um conjunto de ações voltadas ao desenvolvimento profissional dos servidores municipais e à consolidação de práticas administrativas orientadas pela eficiência e pela melhoria contínua. 

 

 

#PraTodosVerem: As imagens mostram uma capacitação promovida pela Escola de Governo e Gestão Pública da Prefeitura de São Sebastião. Em uma sala de aula ampla, com paredes claras, janelas que proporcionam iluminação natural e mobiliário escolar, servidores municipais acompanham atentamente a apresentação ministrada por uma instrutora posicionada à frente da turma. Ao fundo, um monitor exibe conteúdo relacionado aos sistemas administrativos utilizados pela administração pública. Os participantes estão sentados em carteiras individuais, realizando anotações e acompanhando as orientações. O ambiente demonstra organização, concentração e interação durante as atividades de formação profissional voltadas ao aperfeiçoamento dos serviços públicos. Fim da descrição.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!